quinta-feira, 29 de agosto de 2013

SEMED REALIZA DISCUSSÃO PARA A CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

SEMED REALIZA DISCUSSÃO PARA A CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

Por: Célio Birro
Fotos: Eliel Santos
Colaboração: Cirineu Santos
GABINETE/ASCOM/PMU
Matéria publicada em 18 de abril de 2013

Realizada nesta terça, 16 de março, uma reunião no auditório da Prefeitura Municipal de Uruará para discutir sobre IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O objetivo da reunião foi debater e mobilizar profissionais da educação para as conferências que acontecerão nas escolas sobre sustentabilidade. A reunião foi realizada pela Educação.

Os objetivos da IV Conferência Nacional são contribuir para tornar as escolas participantes da conferência em espaços educadores sustentáveis; fortalecer a escola e a comunidade para influir nas políticas locais em favor da sustentabilidade socioambiental; em âmbito nacional, elaborar um conjunto de propostas que possam contribuir com a formulação de políticas públicas em favor de escolas sustentáveis.

De acordo com a Secretária de Educação Rosângela Pontes, as conferências municipais tem o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Município e envolve toda a comunidade escolar. Segundo ela, as conferências nas escolas estão acontecendo neste primeiro semestre de 201. “É etapa obrigatória que e envolve toda comunidade escolar de todos os turnos: estudantes entre 11 e 14 anos, professores, gestores e membros da comunidade. A proposta escolhida será encaminhada para a Conferência Regional, Municipal ou Estadual. Será eleito um delegado e um suplente em cada escola para a próxima etapa”, informou.

Ela explica ainda que conferências Municipais, Regionais e Estaduais serão até dia 17 de agosto deste ano. “Esta é uma etapa opcional que debaterá as propostas de projetos nas escolas. Os critérios para seleção das propostas ficarão a cargo da Comissão Organizadora Estadual (COE)”, disse.

A Conferência Nacional será de 10 a 14 de outubro de 2013 sendo uma etapa obrigatória onde acontecerão apresentação e debate dos projetos de ação das escolas. “A escola sustentável promove a saúde do ambiente e das pessoas; cultiva a diversidade biológica, social, cultural, etnicorracial, de gênero; respeita os direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes; respeita a diversidade biológica e reconhece a importância da vida; é segura e permite acessibilidade e mobilidade para todos; favorece o exercício de participação e o compartilhamento de responsabilidades; promove a educação integral (pensar-agir-sentir), estimulando a adoção de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes pautadas no prazer de aprender e do cuidado consigo, com o outro e com o ambiente”. Concluiu a secretária.



 

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